Blog Verakis

Seja bem-vindo! Este blog tem como objetivo apresentar os cursos e eventos internacionais da Verakis e permitir que ex e futuros alunos comuniquem-se entre si. A Verakis é uma Fundação Francesa que trabalha com desenvolvimento profissional e promove a divulgação e o debate de informações nas áreas de alimentos, alimentação e nutrição.

El jamon!

Olé! 

O famoso Jamon, ou presunto para os portugueses, presunto cru para os brasileiros, é um dos alimentos que honra o patrimônio culinário e gastronômico espanhol.

Existem dois tipos de presunto espanhol: o Serrano e o Ibérico.

O Jamon Serrano é feito com a coxa de porcos ditos “brancos”, salgada e maturada.

O Jamon Ibérico, chamada popularmente como Pata Negra, é feito com coxa de uma raça de porco de cor preta, também salgada e maturada.

A diferença entre os dois tipos de preseunto cru não é somente a raça do porco; é também a alimentação dos animais, o meio ambiente onde são criados e abatidos e as certificações de qualidade e denominações.

Os porcos que dão origem ao Jamon Ibérico são criados na região da Extremadura, região oeste da Espanha, onde a topografia é composta por baixos montes, um pasto singular, e muitas àrvores da família do carvalho que dão frutos chamados bolotas. Este suíno deve então criado livre e se alimentar basicamente de pasto e bolota; o que lhe confere (existem controvérsias) textura e sabor característicos.

A diferença entre os dois também se percebe pelo preço. O Jamon Ibérico é logicamente mais caro e isso se explica pelo modo de criação dos animais, que lhe permite ter uma denominação de origem, como o champagne. Para se chamar Jamon Ibérico os porcos têm que ser da raça Sus scrofa mediterraneus, criados na região da extremadura, comer o pasto daquela região e as tais bolotas.  O Jamon Ibérico tem a denominação de processos, ou seja, com qualquer porco, alimentado como se queira, criado em qualquer região, se se segue o processo de fabricação de um Jamon Serrano, este pode se chamar Jamon Serrano.

Durante a Visita Técnica – Alimentação, Tecnologia e Qualidade de Alimentos - Verakis, visitamos uma fábrica de jamon e além de discutirmos mais sobre processos e certificaçéoes abservamos a gestão da qualidade deste produto.

A Visita Técnica – Alimentação, Tecnologia e Qualidade de Alimentos – Verakis acontece de 14 a 21 de julho de 2018 e é destinada aos profissionais que tenham uma certa maturidade na área de gestão da qualidade de alimentos, pesquisa e desenvolvimento, gestão da qualidade, engenharia de processos ou outros.

 

Informações e Inscrições: verakisbr@verakis.com

El jamon!
Compartir este post
Repost0
Para estar informado de los últimos artículos, suscríbase:
Comentar este post