Blog Verakis

Seja bem-vindo! Este blog tem como objetivo apresentar os cursos e eventos internacionais da Verakis e permitir que ex e futuros alunos comuniquem-se entre si. A Verakis é uma Fundação Francesa que trabalha com desenvolvimento profissional e promove a divulgação e o debate de informações nas áreas de alimentos, alimentação e nutrição.

A Arte para despertar a motivação de mudança de comportamento.

A educação em saúde como definiu a OMS (36e assemblée mondiale de la santé, 1983)[1] é «  o conjunto de atividades de informação e educação que incitam as pessoas a querer estar em bom estado de saúde, saber como se prevenir, e fazer o necessário, individualmente e coletivamente, para manter a saúde, e pedir ajuda/ auxílio quando necessário ».

Na França a Secretaria da Saúde e aos Deficientes, do Ministério do Emprego e Solidariedade, em 2001, no Plano Nacional de Educação em Saúde afirmava que «  a educação em saúde tem como objetivo que cada cidadão adquira ao longo de sua vida competências e tenha meios que lhe permitam promover sua saúde e qualidade de vida...”.

Por meio da educação em saúde deve-se ajudar as pessoas a elucidarem e compreenderem seus próprios comportamentos e perceberem como estes podem afetar a saúde. O ideal é encorajar cada um para fazer suas próprias escolhas para ter uma vida saudável. Não se deve forçar ninguém para mudar de comportamento. A motivação deve ser despertada em cada pessoa.

A Arte (artes plástica, cênicas, música...) pode e deve ser utilizado como um método e um meio para despertar a vontade e a força necessária de mudança, ou pelo menos a percepção do que é um comportamento positivo ou negativo para a saúde.

A Verakis e a Companhia Art dans Le Jardin, trabalham com a Arte como método e meio de educação em saúde e promoção da saúde e querem compartilhar este “know-how” e capacitar profissionais das áreas de saúde e artistas para que cada vez mais desenvolvam projetos sensíveis e lúdicos para abordar temas que afetam a qualidade de vida e pessoas e sociedades.

Se você quiser mudar sua maneira de comunicar com seu público ou quiser abordar temas de forma diferente, diferenciada e diferenciadora, você é o candiato certo para o Curso Arte e Saúde – comunicação por meio de técnicas artísticas, que acontece em Paris de 12 a 16 de fevereiro de 2018.

 

Informações e Inscrições – verakisbr@verakis.com

 

 

PS - Dentro da "Educação em saùde" podemos incluir promoção da saùde, prevenção da doença e outros termos e definições que, inclusive são tratados neste curso.


[1] (36a. assembelia mundial de saúde, 1983)

Livre à goûter -  Compagnie Art dans le Jardin. Projet pour la Mairie de Saint Denis (France). Livro à degustar - Companhia Art dans le Jardin - Projeto para a Prefeitura de Saint Denis - França.

Livre à goûter - Compagnie Art dans le Jardin. Projet pour la Mairie de Saint Denis (France). Livro à degustar - Companhia Art dans le Jardin - Projeto para a Prefeitura de Saint Denis - França.

Compartir este post
Repost0
Para estar informado de los últimos artículos, suscríbase:
Comentar este post