Blog Verakis

Seja bem-vindo! Este blog tem como objetivo apresentar os cursos e eventos internacionais da Verakis e permitir que ex e futuros alunos comuniquem-se entre si. A Verakis é uma Fundação Francesa que trabalha com desenvolvimento profissional e promove a divulgação e o debate de informações nas áreas de alimentos, alimentação e nutrição.

E o mês da “Galette des rois” na França vai terminando...

A “Galette des Rois”, é uma trota feita com massa folhada recheada com pasta de amêndoas (frangipane); é um produto sazonal, consumido principalmente em janeiro.

Esta tradição parece ter começado durante as festas romanas (no fim de dezmbro, começo de janeiro) quando os Romanos designavam um escravo com “rei de um dia”. O escravo escolhido era aquele que encontrasse uma “fava” dentro de um “bolo”. Esta iniciativa tinha como objetivo melhorar as afeições entre os domésticos e seus mestres.

Como acontece com a maioria das tradições, o sentido/intuito da partilha da "Galette des Rois" foi sofrendo modificações e atualmente, na regiéao de Paris, é praticada para comemorar o novo ano que acabou de começar com amigos, vizinhos, familiares, colegas de trabalho ou outros com os quais não pudemos compartilhar as festas de fim de ano.

Para os católicos a “Galette des rois” é consumida para festejar a Epifania / Dia dos Reis Magos.

Dentro da tal « torta » recheada com amêndoas tem uma “fève”, uma pequena peça de porcelana que pode ser desde imagens de santos até personagens de desenhos animados. (Existe mesmo os colecionadores de “fèves”!)

Junto com a “galette” vem uma coroa, ou 2, em papelão dourado.

A “galette” deve ser cortada em fatias e cada fatia deve corresponder a um convidado.

Pede-se ao mais novo convidado que, sem ver as fatias, lhes atribua a cada "convive". Aquele que receber a fatia com a “fève” é designado rei/rainha e deve colocar sua coroa para escolher um rei ou uma rainha para ser seu par.

A “Galette des rois” pode ser acompanhada de cidra (bebeida gaseificada, levemente alcoolica,feita com maçãs), ou champagne, muscat, vinho branco...

A “Galette des rois” pode ter nome e receita diferentes segundo a região da França. A descrita aqui é a que encontramos na região de Paris.

Em outros países europeus onde se festeja a Epifania, as tortas/bolos são diferentes e têm nomes diferentes.

Na Bélgica é o driekoningentaar;  em Portugal é o “Bolo Rei”; na Catalunha o tortell; na Espanha o roscón; no sul dos EUA o King cake; no México a rosca; na Grécia a vassilopita e na Bulgária a pitka.

 

 

Vamos descobrir, discutir, aprender e discutir mais sobre o alimento sob vários pontos de vista durante o Verakis Gourmet, que acontece em Paris e regiões, de 19 a 26 de maio de 2018.

 

Vem com a gente!

 

Informações e Inscriçéoes: verakisbr@verakis.com

E o mês da “Galette des rois” na França vai terminando...
E o mês da “Galette des rois” na França vai terminando...
Compartir este post
Repost0
Para estar informado de los últimos artículos, suscríbase:
Comentar este post