Blog Verakis

Seja bem-vindo! Este blog tem como objetivo apresentar os cursos e eventos internacionais da Verakis e permitir que ex e futuros alunos comuniquem-se entre si. A Verakis é uma Fundação Francesa que trabalha com desenvolvimento profissional e promove a divulgação e o debate de informações nas áreas de alimentos, alimentação e nutrição.

Nutricionista ou Dietista?

A profissão do nutricionista na França é particular e como vemos durante a Visita Técnica Nutrição e Gastronomia na França da Verakis,  não existe um curso nem uma profissão como no Brasil e Portugal. Na França existe o dietista e todos os outros profissionais especialistas em nutrição são chamados nutricionista : médico, engenheiro agrônomo...

 

O técnico em nutrição francês, ou dietista, tem nível técnico: ele frequenta um curso técnico de dois anos, seja nos lycées techniques d’état (escolas técnicas do governo) – na área de “dietética” ou nas escolas particulares que os preparam para adquirir BTS (Brevet de Technicien Supérieur[1]) em dietética (portaria de 9 de outubro de 1987, publicada no Diário Oficial de 10 de outubro de 1987). Estes mesmos técnicos em nutrição também podem ser preparados pelos Instituts Universitaires de TechnologieIUT nos departamentos de “engenharia” biológica – opção dietética, e obtêm o DUT (Diplôme Universitaire Technique[2]) (Boletim Oficial especial n. 7 de 30 de julho de 1998).

Um técnico em nutrição só pode exercer sua profissão depois de ter sido aprovado no  examen d’Etat[3]. Só os profissionais titulares de um diploma, certificado ou título atestando uma formação técnica em dietética e aprovados pelo concurso de estado  é que podem usufruir da nominação “Diététicien” acompanhado ou não de um qualificativo (Lei n. 86-75 de 17 de janeiro de 1986).

Na França, o nutricionista é profissional de nível superior que seguiu uma formação menos ou mais aprofundada em nutrição ou em alguma área relacionada. Segundo o Ministério da Saúde francês, apenas os médicos poderiam reivindicar o título de nutricionistas. Entretanto, na prática, muitos profissionais titulares de um diploma de nível superior ou técnico apresentam-se como nutricionistas. Apesar dos esforços e das boas intenções do governo francês, ainda não existe uma formação específica e reconhecida para a qualificação e atribuição de diplomas para profissionais nutricionistas.

Se compararmos as formações propostas respectivamente na França e no Brasil, poderíamos dizer, suscintamente, que o nutricionista francês corresponde ao nutrólogo brasileiro. Ele é um profissional de nível superior que, após sua formação inicial, especializou-se em nutrição. O título de nutrólogo (no Brasil) é dado preferencialmente aos médicos; os demais profissionais da área da saúde apresentam-se como especialistas em nutrição, quer se trate, por exemplo, de psicólogo especialista, de mestre ou doutor em nutrição.

Uma outra área fortemente ligada à ciência da nutrição na França é a agroalimentar (agriculture e indústria de alimentos). Este setor reúne a agricultura, a agronomia, a pecuária, a indústria, a preparação e a  distribuição de alimentos, marketing, etc.

Atualmente as questões socias, econômicas e culturais da alimentação têm sido tratadas com afinco e sociólogos, antropólogos, psicólgos especialistas em psicologia social, economistas e educadores têm trabalhada cada vez mais no setor dos alimentos e alimentação.

No Brasil, a nutrição é uma disciplina de pleno direito e a maioria dos profissionais tem uma formação generalista porém específica em ciências da nutrição. Nenhum profissional de nível superior, não graduado em nutrição pode exercer essa profissão.

Durantes as visitas que fazemos vamos percebendo que a atuação dos especialistas são diferentes e para trabalhar com alimentos, alimentação e nutrição faz-se necessário saber muito mais do que “nutrição”.

Se você quer trabalhar trabalhar nas áreas de alimentos, alimentação e nutrição de maneira diferente, vem ver de perto como funciona!

 

Em 2018 a Visita Técnica Nutrição e Gastronomia na França acontece de 01 a 08 de julho.

As vagas já estão esgotando. Corre entrar em contato conosco!

Informações e Inscrições: verakisbr@verakis.com

 

[1] Diploma Técnico de nível superior.

[2] Diploma Técnico Universitário

[3] Esse exame oficial consiste em uma série de testes escritos e orais que condicionam a outorga do diploma de dietista.

Nutricionista ou Dietista?
Compartir este post
Repost0
Para estar informado de los últimos artículos, suscríbase:
Comentar este post