No dia 22 de Junho de 2012, a Verakis visitou a Agro Paris Tech (Paris Institute of Technology for Life, Food and Environmental sciences), localizada na 16 rue Claude Bernard, 75005 – Paris, para uma apresentação com um dos maiores mestres da Gastronomia Molecular, o químico Hervé This.

 

CIMG4815---Copia.JPG

 

CIMG4818---Copia.JPG

 

CIMG4826---Copia.JPG

 

Em sua apresentação, Hervé This falou sobre seus métodos de estudos dos conceitos químicos e físicos sobre as reações culinárias. Este estudo chama-se La Cuisine Note à Note.

 

CIMG4833---Copia.JPG

 

Hervé This começa sua apresentação logo com exemplos de alguns estudos científicos realizados, como por exemplo o tempo do cozimento do ovo, a ação sobre este cozimento com a presença de um ácido ou do sal, o grande mistério de um suflê de queijo entre outros.

 

 

CIMG4847.JPG

 

La Cuisine Note à Note de Hervé This não trabalha somente com os clássicos dos alimentos como por exemplo as carnes, os peixes, as frutas ou os legumes, mas também com seus compostos. É o mesmo conceito como para um músico que não só vê seus trompetes, violinos ou flauta, mas sim sua eletroacústica, ou seja, suas ondas sonoras puras que faz a combinação de uma boa música.

 

Ele conclui lembrando mais uma vez que a Gastronomia Molecular é o mecanismo de investigação cientifica dos fenômenos que ocorrem durante a produção e o consumo dos alimentos.

E que hoje em dia a grande importância aos estudos destes conceitos para a compreensão do porque da alimentação, da nutrição e do alimento deve ser dada logo na infância, nas escolas.

 

A Verakis indica a leitura de um de seus livros:

Um cientista na cozinha - Hervé This, ed. Ática, com seu título original: Lês secrets de la casserrole.

 

Neste livro, Hervé This discute vários fenômenos químicos e fiscos do nosso cotidiano. O desvendar de vários por que´s da cozinha que muitas vezes não se obtém respostas.

 

382568_427586807264258_578471513_n.jpg 

Regresar al inicio