“Comunicação adequada em nutrição” - 12 Congresso SBAN - Brasil 2013

Publié le 8 Août 2014

Julho, Agosto e início de setembro de 2013 foi temporada de Brasil.

 

Entre os dias 13 e 16 de agosto, participei do 12º Congresso Nacional da SBAN, durante o qual estiveram representados 22 Estados brasileiros e outros 12 países. Fui como convidada internacional e participei do

SIMPÓSIO  COMUNICAÇÃO EM NUTRIÇÃO  junto com a editora da Revista Saúde, a jornalista Lucia Helena de Oliveira que falou tudo o que eu costumo dizer  e tudo o que venha estudando há mais de 15 anos, mas de maneira bem prática, e com a Editora do portal www.sentirbem.uol.com.br, a Priscilla De. F. De Arruda Camargo que  contou sua experiência, e a construção do portal. Trabalhos serissimos e que eu fiquei orgulhosa de conhecer.

 

Eu ministrei a palestra Comunicação adequada em nutrição, por meio da qual mencionei a importância da boa comunicação e informação (poque é bem diferente informar de comunicar), o problema da “cacofonia da alimentação” e consciência que os profissionais das área da saúde e pesquisa devem  ter. Acabei alertando que “guidelines” devem ser usados somente quando possivel, mas que temos que apostar nos projetos individualizados, em conhecer melhor nosso publico e a base de conhecimento existente.

 

No final fizeram uma pergunta que não me deixou indiferente: "existe alguma legislação para evitar que informações inadequadas sejam veiculadas?". Não!!! Chega de legislação, nos paises onde existem mais leis as coisas não funcionam porque não existe um trabalho de conscientização e responsabilização dos cidadões, dos profissionais dos experts...Vamos nos concientizar, vamos nos embasar, vamos fazer o que sabemos e trabalhar com quem sabe mais do que a gente em areas diversas...Mas lei, não; lei em demasia so incita a corrupção...

Aproveito para parabenizar a presidente do congresso a Pnrofa. Dra. Mara Regina Fisberg e toda a equipe pela iniciativa: inserir conteúdo de comunicação a programação e oferecer aos profissionais técnicos a oportunidade de refletir sobre questões humanas e socias e não somente técnico-científicas.

 

 

http://www.sban.org.br/congresso2013/convidados.php

 

 


Presentation2.jpg
Juliana T. Grazini dos Santos - Brasil

Profa. Dra. Juliana T. Grazini dos Santos - nutricionista, mestre pela UNIFESP, doutora em Informação e Comunicação/ Popularização Cientifica/ Jornalismo Cientifico pelo Universidade Paris 7 (Denis Diderot), Presidente da Associação Francesa Verakis, que trabalha com mediação e popularização das ciências dos alimentos, alimentação e nutrição; coordenadora convidada das Universidades do Porto, de Paris e da Espanha; consultora de jornais, revistas e canias de televisão na Europa.

 

 

Rédigé par Verakis

Repost 0