Publié le 30 Juin 2017

Nos dias 30 de setembro e 01 de outubro de 2017 acontece em Lisboa, a primeira ediçao portuguesa do curso da Verakis/ Nuclya:    “Wi-Food- Como veicular as informações ciências dos alimentos, da alimentação e da nutrição pelos meios digitais. »

Em virtude da quantidade de informações sobre alimentos, alimentação e nutrição que veiculam constantemente pela WEB e e o impacto que as mesmas podem ter sobre a percepção da alimentação e o consumo de alimentos por parte do publico leigo o curso tem como objetivo
conscientizar, alertar e ajudar à todos que tenham ou queiram ter um blog, uma fan page, um portal ou outro meio de informação e comunicação online, para que possam ter muito discernimento na hora da escolha dos titulos, conteudo, abordagem, referencias, cores, ilustraçoes, fotos, entre outros.

Porque como diz a Profa. Dra. Juliana T. Grazini dos Santos ( presidente da Fundação verakis, idealizadora e coordenadora do curso) que pesquisa e trabalha na área de popularização das ciências dos alimentos, da alimentaçéao e da nutrição:

“..comunicar sobre alimentos e alimentação não é banal, nem imaginamos o que fazemos com o público leigo quando não escolhemos as cores certas, o desenho ou foto adequada, o texto auxiliador...”

"Transmitir conhecimentos, orientar ou alertar por internet não é simples e estamos cometendo erros. Erros estes, que a saúde pública "pagará" no futuro como estamos "pagando" agora as estratégias de estimulo da produção e do consumo de alimentos criados nos 40/50, depois da segunda guerra mundial. "

“... popularizar conhecimento não é encher o publico leigo de informaçoes abstratas e incompreenssíveis, falar difícil, com jargões...é também fazer sonhar...é divulgar cultura por meio da arte e da literatura.”

 Não é um curso de jornalismo gastronômico, é uma reflexão, uma alerta e uma orientação sobre os riscos e cuidados que devemos tomar quando falamos de alimentos, alimentaçao e nutriçao pela web, riscos de alienaçao, medicalizaçao, utopias perigosas... Como amenizar isso com redaçao, escolha de temas, designer, ilustraçao, fotos, e uma boa gestão.

O curso conta com 7 experts no assunto:   Juliana T. Grazini dos Santos (Verakis),  Pedro Aguiar ( Sphera Saùde), Miguel Neiva (Coloradd),  Sandra Santos (Papinhas da Xica), Luisa Oliveira (Visão), João Lopes Carvalheiro (Midias Digitais), Tiago Martins (Fotografia), Helder de Meneses Brito (Infografia), Lisa Afonso (Nutricionista). 

 

O curso acontece em Lisboa, nos dias 30 de setembro e 01 de outubro das 9H00 às 18H30.
 

Informações e Inscrições pelo: verakis@verakis.com

Porquê tornar-se um Wifoodista português.

Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Publié dans #Wi-Food

Repost 0

Publié le 29 Juin 2017

Lívia Ozorio de Oliveira é nutricionista , fezo seu primeiro curso com a Verakis no Brasil: o atual Wi-Food.

O que ela achou do curso?

"Gostei muito, pois o tema precisa ser mais discutido entre os profissionais das áreas de alimentos, alimentaçao e saúde."

"O curso fez eu ampliar meu pensamento sobre como comunicar com ética, eficiência, e com informações corretas.".

"Gostei muito da experiência que o curso me proporcionou, primeiro pela quantidade limitada de participantes, segundo pelo tema abordado. Adorei o local, as instalações e os professores. Fiquei com gostinho de "quero mais"."

 

Se você também quer ser um Wi-Foodista, e informar e comunicar sobre alimentos, alimentação e nutrição de forma consciente, aproveite a oportunidade e inscreva-se na 5a. edição do Wi-Food Brasil.

Wi-Food Brasil 2017 vai acontecer nos dias 28 e 29 de outubro em São Paulo - SP.

Lívia Ozorio de Oliveira - Wi-Foodista Brasil 2016
Lívia Ozorio de Oliveira - Wi-Foodista Brasil 2016

Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Publié dans #Banda Larga

Repost 0

Publié le 28 Juin 2017

Gastronomia...

Gastronomia é moda!

Gastronomia é "arte de cozinhar com o objetivo de propocionar maior prazer aos que comem" .(https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/gastronomia)

Gastronomia é "conhecimento e apreciação dos prazeres da mesa".(https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/gastronomia)

Gastronomia é "comida típica de determinada região" (https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/gastronomia)

Gastronomia é chique.

A gastronomia francesa é patrimônio imaterial da humanidade pela UNESCO.

Gastronomia...gastronomia...blà, blà, blà...

Brillat de Savarin, um jurista francês, autor do clàssico "Fisiologia do gosto" aborda as questões relacionadas ao comer e ao cozinhar de maneira autêntica.

Por tràs de uma mesa posta, do gosto, dos aromas e da apresentação de uma prepação culinària, de uma receita, das astùcias culinàrias: ingredientes, temperaturas, recipientes, cortes, combinações de alimentos, temperos  e consistências, existe um ser humano, uma familia, uma sociedade, uma economia, um momento historico, "regras" de mercado, politicas vigentes, interesses econômicos, e uma série de fatores que definem maneiras de preparar alimentos, apresentà-los e consumi-los, e determinam a disponibilidade de alimentos e o acesso aos mesmos. 

Gastronomia não é simplesmente a maneira de preparar o alimento; envolve todos os fatores relacionados ao comer, à fisiologia, agricultura, pecuària, tecnologia, marketing, historia, politica, economia, religião...enfim...uma série de questões que tornam a alimentação humana rica, tràgica, injusta, magnânima e com certeza interessante!

 

Você vem aprender a discutir sobre tudo isso com a Verakis em Paris?

De 09 a 16 de dezembro de 2017, por meio de 5 oficinas em escolas de gastronomia renomadas, populares e inovadoras, passeios e visitas por Paris, falaremos de quase tudo que està por tràs da palavra "gastronomia". 

Você vai voltar diferente!

Informações e Inscrições: verakis@verakis.com  e verakisbr@verakis.com

 

 

Por tràs da gastronomia: 1 semana em Paris.
Por tràs da gastronomia: 1 semana em Paris.
Por tràs da gastronomia: 1 semana em Paris.

Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Publié dans #Tour Gourmet

Repost 0

Publié le 26 Juin 2017

Estão abertas as inscrições para o Curso de Aprimoramento em Inovação e Gestão da Qualidade de Alimentos - Verakis/Cederul Zaragoza.

As aulas são em Madrid e as visitas técnicas na região.

 

Informações e Inscrições : verakisrj@verakis.com / verakisbr@verakis.com / verakismg@verakis.com

 

 

Inovação e Gestão da Qualidade de Alimentos - Madrid 2018

Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Publié dans #Qualidade de Alimentos

Repost 0

Publié le 24 Juin 2017

Muitos dizem que participar de nossos cursos é um sonho. Nós sempre enfatizamos que é um sonho possível de realizar, é uma questão de planejamento e nós estamos sempre dispostos a fazer o possível para este sonho ser realidade.


O site "Quanto custa viajar"  auxilia muito na questão de planejamento financeiro vale dar uma olhada.

http://quantocustaviajar.com/
Nós já temos datas para quase todos os cursos em 2018. Que tal se planejar e realizar este sonho? 
Mais informações: verakisbr@verakis.com 
#Verakis #estudarnaeuropa #EuropanomeuCV #planejamentofinanceiro#sonhosviramrealidade #nutrição #aprendersempre#alimentacaoenutricao #internacional

Europa no seu CV...

Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Publié dans #Verakis

Repost 0

Publié le 23 Juin 2017

Um nutricionista incomodado e preocupado com o que se falava sobre alimentação e nutrição, em rodas de amigos, na televisão, nos jornais, nos bares e entre colegas, resolveu estudar o fenômeno da transmissão de conhecimentos científicos e saiu pelo mundo, ou melhor pela Europa, fuçando e investigando como, de que modo, por qual motivo, por quem, e por qual meio os "leigos" ouviam falar e aprendiam sobre o assunto.

Foram uns bons anos de caminhada (1997-2017), a era digital surgiu, a alimentação passou a ser pauta de jornais e revistas, a dramatização da alimentação tornou-se evidente e o tal "leigo" passou a  ser "bombardeado" por informações sobre alimentos, alimentação e nutrição, também e sobretudo pelos meios digitais.

Em 2013, com uma bagagem bem recheada de conhecimentos, reflexões, questões e relações profissionais, o tal nutricionista sentiu necessidade de alertar, conscientizar, preparar, orientar  e ensinar profissinais técnicos (engenheiros de alimentos, farmacêuticos, nutricionistas, médicos, engenheiros agronômos,etc.) conterrâneos, para que as informações sobre alimentos, alimentação e nutrição que circulam "por aí", na "praça digital", sejam mais adequadas e que ajudem o "leigo", em vez de exercer uma certa forma de tortura com informações incoerentes, errôneas, simplistas...

Foi então criada a primeira edição do Banda Larga e Prato Fino no Brasil e este ano, com um novo nome (Wi-Food) o curso serà realizado pela 5a. vez consecutiva.

Este curso não poderia existir somente no Brasil, visto que o problema é "mundial". 

Portugal foi o primeiro país que entendeu a necessidade de preparar seus profissionais técnicos, de maneira diferente, diferenciadora e original.

Unidos por este interesse comum a Nuclya e a Verakis firmaram uma parceria e com o empenho e expertise da nutricionsita portuguesa Lisa Afonso, adaptaram o "Wi-Food" para os profissionais portugueses.

Entre hàbitos e costumes diferentes, um "português castiço" e um "português abrasileirado", e muitos ajustes para contenter os portugueses, este curso chega finalmente a Portugal, Lisboa!

A 1a edição portuguesa do "Wi-Food" acontece em Lisboa nos dias 30 de setembro e 01 de outubro de 2017.

Informações e Inscrições: wifood@nuclya.com

Vem ser um Wi-Foodista português!

Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Publié dans #Wi-Food

Repost 0

Publié le 23 Juin 2017

Luciana Monteiro é engenheira de alimento, faz alguns anos que se "relaciona" com a Verakis e no ano passado fez o Prato Fino e Boa Informação, atual Wi-Food, no Brasil.

Atualmente ela escreve para um dos blogs de autoria da Verakis, o A comida na tela http://www.acomidanatela.com/ e para o Sra. Inovadeira http://srainovadeira.com.br/direto-da-pd-pd-trabalha-inovacao/

O que ela achou do curso?

"Na verdade eu não tinha muita expectativa, além de como criar um blog. Por isso foi surpreendente,  gostei muito da estrutura!"

"A possibilidade de interagir com àreas e conteùdos que estão fora da minha realidade e receber informações pertinentes para criação de conteùdo que é meu objetivo é um grande diferencial que o curso me proporcionou".

"Um final de semana que me proporcionou vivência e informações de àreas de humanas, comunicação e saùde! Totalmente fora da minha "caixa". Penso que é um marco para a minha vida de engenheira de alimentos. Acredito que à partir desse curso irei começar a espalhar minhas ideias ao mundo, com mais coragem e de maneira mais organizada."

 

Se você também quer ser um Wi-Foodista, e informar e comunicar sobre alimentos, alimentação e nutrição de forma consciente, aproveite a oportunidade e inscreva-se na 5a. edição do Wi-Food Brasil.

Wi-Food Brasil 2017 vai acontecer nos dias 28 e 29 de outubro em São Paulo - SP.

 

Informações e Inscrições: verakisbr@verakis.com / verakis@verakis.com

 

 

Luciana Monteiro - Wi-Foodista Brasil 2016
Luciana Monteiro - Wi-Foodista Brasil 2016

Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Publié dans #Banda Larga

Repost 0

Publié le 15 Juin 2017

Você quer aprender pensar diferente?

Você pensa diferente mas não encontra quem pensa como você?

Você quer atuar de maneira diferente?

O Curso Nutrição, Saude Publica, Consumo e Comunicação da Verakis/FCNAUP é justamente para quem quer entender costumes e habitos alimentares de maneira mais aprofundada e diferente, e comunicar de forma original.

Tudo isso no Porto, dentro da Faculdade de Ciência da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, com muitos exemplos praticos de estratégias europeias.

Inscrições abertas!

 

Alimentos, Comportamento, Consumo e Comunicação. - Verakis/FCNAUP 2018.

Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Publié dans #Saude Publica - Consumo e Comunicação.

Repost 0

Publié le 14 Juin 2017

A Verakis e a Nuclya levaram para Portugal o "WI-Food", breve curso prático sobre informação e comunicação sobre alimentos, alimentação e nutrição, que no Brasil está indo para a sua  5a. edição.

O curso foi adpatado para a realidade portuguesa e acontece em Lisboa, nos dias 30 de setembro e 01 de outubro de 2017, das 9H às 18H.

Este curso é destinado para profissionais e estudantes das áreas de alimentos, alimentação, saúde, gastronomia, tecnologia, agronomia, publicitários, jornalistas e “apaixonados” por alimentos, alimentação  e áreas afins.

 

O "Wi-Food" foi elaborado para orientar, incentivar e preparar estudantes, profissionais e “amadores” para informar e/ou comunicar adequadamente, ou pelo menos concientemente, sobre alimentos, alimentação e nutrição, nos meios “on-line”.

Os participantes têm a oportunidade de aprender e compartilhar com profissionais experientes e de renome nos meios de comunicação.

São abordados aspectos fundamentais, sobretudo o que constitui o básico da informação e comunicação: emissor, receptor, mensagem, legitimidade e qualidade da informação, linguagem, identidade visual, comunicação visual, comunicação escrita, respeitando os preceitos científicos, buscando boas fontes de informação e abordando adequadamente temas relacionados aos alimentos e alimentação que têm gerado muitos problemas de "desinfomação" na era da “ultrainformação”.

 

Para quem quiser ver como foram as edições anteriores no Brasil: http://verakis.over-blog.com/tag/banda%20larga/

Informações e Inscrições: wifood@nuclya.com

 

Vagas limitadas!!!

Wi-Food em Portugal - 1a. edição

Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Publié dans #Wi-Food

Repost 0

Publié le 14 Juin 2017

As inscrições do  "WI-Food", breve curso prático sobre informação e comunicação sobre alimentos, alimentação e nutrição, estão abertas para a 5a. edição Brasil.

O curso acontece em São Paulo, no Empório Fotográfico, nos dias 28 e 29 de outubro de 2017, das 9H às 18H.

Este curso é destinado para profissionais e estudantes das áreas de alimentos, alimentação, saúde, gastronomia, tecnologia, agronomia, publicitários, jornalistas e “apaixonados” por alimentos, alimentação  e áreas afins.

 

O "Wi-Food" foi elaborado para orientar, incentivar e preparar estudantes, profissionais e “amadores” para informar e/ou comunicar adequadamente, ou pelo menos concientemente, sobre alimentos, alimentação e nutrição, nos meios “on-line”.

Os participantes têm a oportunidade de aprender e compartilhar com profissionais experientes e de renome nos meios de comunicação.

São abordados aspectos fundamentais, sobretudo o que constitui o básico da informação e comunicação: emissor, receptor, mensagem, legitimidade e qualidade da informação, linguagem, identidade visual, comunicação visual, comunicação escrita, respeitando os preceitos científicos, buscando boas fontes de informação e abordando adequadamente temas relacionados aos alimentos e alimentação que têm gerado muitos problemas de "desinfomação" na era da “ultrainformação”.

 

Informações e Inscrições: verakisbr@verakis.com

 

Vagas limitadas!!!

Wi-Food - Informar e/ou comunicar, ao menos, conscientemente.

Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Publié dans #Banda Larga

Repost 0