Publié le 30 Novembre 2016

Você sabia que:

- A CEE tem um projeto comum de luta contra obesidade e que cada pais europeu desenvolve suas ações interligadas seguindo as diretivas e propostas da CEE?

-  Estados Membros da União Europeia lançaram um "livro verde" para promover a alimentação saudavel e a atividade fisica na Europa?

- Que a CEE investiu entre  os anos2007 e 2013, 365,6 milhões de euros em programas de promoção da saude?

- Esta soma foi investida prioritariamente em projetos relacionados a alimentação e atividade fisica?

- Entre 1998 e 2006 a União Eurpeia investiu  61 milhões de euros em projetos de pesquisa relacionados à alimentos, alimentação, nutrição e obesidade? 

-  A plataforma de ação europeia de alimentação, atividade fisica e saude, criada em 2005, reune organizações de consumidores, ONGs da area da saude e representantes da industria de alimentos ?

Vem entender como funciona e saber mais sobre a Promoção da Saude e a Prevenção das Doenças relacionadas à alimentação na CEE.

 

Vem saber mais e preparar o seu projeto com isnpiração europeia!

Isso tudo é abordado durante o Curso de Aprimoramento : Nutrição, saude Publica, Consumo e Comunicação da Verakis em parceria com a FCNAUP (Faculdade de Nutrição da Universidade do Porto).

Se você pretende fazer mestrado o curso confere 5 créditos europeus, 10 brasileiros e o mestrado do CUSC também chancela e valida estes créditos.

 

http://ec.europa.eu/health/ph_determinants/life_style/nutrition/documents/nut_obe_prevention_fr.pdf

 

Luta contra obesidade na Europa. Vem saber mais!!!
Luta contra obesidade na Europa. Vem saber mais!!!

Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Publié dans #Saude Publica - Consumo e Comunicação.

Repost 0

Publié le 29 Novembre 2016

Thierry Marx é um Chef francês, super engajado em projetos diversos (cozinha molecular, inserção social de jovens em situação precaria, formação de presidiarios, membro da associação "Stree Food"...).

Ele acaba de  assumir a "cozinha" do novo restaurante da estação de trem Garde du Nord em Paris. O restaurante e quiosque de pães e sanducihes, se chama L'Etoile du Nord. 

A Gare du Nord, é estação de onde saem os trens para Londres, Bélgica,  Holanda, norte da França, periferia norte e noroeste de Paris e ainda passam por la 2 linhas de metrô. 

Segundo a SNCF ( Société nationale des chemins de fer français ) , a  Gare du Nord é terceira maior estação do mundo  e acolhe 1200 trens por dia, repartidos em 80 000m².

A SNCF projetou um trabalho de restauração dos espaços comuns desta estação que começou em 2015 e deve durar 8 anos. este novo restaurante faz parte do projeto que visa acolher melhor os transeuntes.

O "L'Etoile du Nord", foi batizado com o nome de um trem com o mesmo nome que nos idos 1920 ia de Paris à Amsterdam com "mulheres vestidas de tailleurs acinturados, chapéu "côco" e homens com ternos com ombreiras", como escreveu Thierry Marx no seu "menu". O "menu" do restaurante homenageia os passageiros britânicos, belgas e holandeses com os pratos "miticos" das regioes homenageadas, como as endivias gratinadas com presunto, o  "fish and chips", o "gaufre" e outros...

 Durante a semana Verakis-Gourmet vamos dar uma passada por la!

 

Quem estiver por estes lados pode ir conosco!

 

Informações e Inscrições: verakisbr@verakis.com

 

Fonte: http://foodmag.atabula.com/2016/11/14/marx-etoile-du-nord/

Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Publié dans #Tour Gourmet

Repost 0

Publié le 25 Novembre 2016

O Fauchon é um "traiteur haut de gamme" parisiense que vai festejar 130 anos por meio de uma coleção "sucré/salée" de final de ano, especialmente desenvolvida para a ocasião.

O Chef Patissieur Patrick Pailler criou uma "bûche" (bolo do tipo rocambole que se come no Natal) em forma de arvore de Natal.

Esta sobremesa mistura as especiarias de Natal (cada autor tem a sua composição e pode ser composta por gengibre, canela, cardamona, cravo, anis...), sudachi (uma fruta japonesa que lembra o limão verde e o yuzu) e maçã.

Quem vier para o Tour Gourmet da Verakis de 10 a 17 de dezembro vai ter a oportunidade de degustar esta "coleção sucrée/salée", saber mais sobre a "bûche de Noël" , sobre o fauchon e admirar a iluminação da Cidade Luz nesta época do ano.

Informações e Inscrições : verakis@hotmail.fr / verakisbr@verakis.com

 

Veja também a matéria do blog Atabula que conta a historia do Fauchon:

http://www.atabula.com/2016/11/21/fauchon-anniversaire-histoire/

 

 

 

Verakis Gourmet festeja com Fauchon.

Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Publié dans #Tour Gourmet

Repost 0

Publié le 24 Novembre 2016

De 18 de janeiro a 03 de fevereiro de 2017

Curso de Aprimoramento em Nutrição, Saúde Pública, Consumo e Comunicação (Verakis e FCNAUP)

 

 

Este curso é uma ótima oportunidade para quem está se formando ou acabou de se formar e quer :

- Se diferenciar no mercado brasileiro com um certificado internacional;

- Se preparar para seguir a carreira acadêmica e científica, pois este curso confere créditos universitários para mestrado e  doutorado no Brasil e Europa (6 ECTS);

- Se diferenciar na área clínica, aprimorando, aperfeiçoando e interpretando os hábitos alimentares de maneira inovadora;

- Saber mais sobre comportamento do consumidor;

- Trabalhar na área de saúde coletiva, e promoção da saúde, desenvolvendo programas de saúde inovadores;

- Criar uma rede de contatos com profissionais europeus (network);

- Viver uma experiência internacional para encarar o mercado brasileiro.

Em anexo mais informações!

Esta é a ultima semana para se inscrever! 

Entre em contato por email (verakis@hotmail.fr) ou por whatsapp (+33620796099) para saber mais sobre esta oportunidade.

Saúde Pública, Consumo e Comunicação - Nova data, mais uma oportunidade.

Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Publié dans #Saude Publica - Consumo e Comunicação.

Repost 0

Publié le 14 Novembre 2016

Faz parte de uma das 10 ou 12 visitas técnicas do programa Nutrição e Gastronomia da França da Verakis, a visita e a conversa enriquecedora, séria e profunda com o Prof. Patrick Tounian do Serviço de nutrição e gastroenterologia pediatrica do Hospital Trousseau em Paris.

O Cerin, Centro de Pesquisa e Informações sobre Nutrição publicou um texto muito interessante sobre a submissão de crianças e adolescentes ao vegetarianismo.

"A moda crescente pelo vegetarianismo se tornou um sério problema de saude publica. O numero de adeptos desta moda dita "vegana", que consite em rejeitar todos os produtos alimentares de origem animal (carnes, leite, ovos, peixe, mel, etc.) se multiplica, estes  encorajados por gurus animados por motivações diversas.

Este desvio alimentar torna-se um verdadeiro "maltrato nutricional" quando atinge  crianças e principalmente os mais novos dentre eles. 

A exclusão de produtos de origem animal do repertorio dietético das crianças, sobretudo o leite e alguns produtos carneos, causa inexoravelmente carências nutricionais que acarretam sequelas irreversiveis para o resto da existência destas crianças..."
 

Leia, aproveite e comece à se organizar para passar esta semana intensa e rica em conhecimentos e descobertas em Paris na primeira semana de julho de 2017.

http://www.cerin.org/uploads/media/152-vegetalisme-enfant-maltraitance-nutritionnelle.pdf

 

Visita Técnica Nutrição e Gastronomia na França - De 01 a 08 de julho de 2017.

Informações e Inscrições: verakis@verakis.com ou verakisbr@verakis.com

 

Alunos - VT 2016 - Verakis em Paris

Alunos - VT 2016 - Verakis em Paris

Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Publié dans #Visita Técnica - França

Repost 0

Publié le 10 Novembre 2016

Verakis é a contração, em frâncês de vers e Arrakis.

Vers em frâncês quer dizer em direção de...E Arrakis é o planeta principal da historia de ficcção cientifica, escrita por Frank Herbert em 1965, nos Estados Unidos: o livro Duna.

Duna começa no ano 10191; O Imperador Shaddam IV exerce seu poder feudal sobre todo universo conhecido.  O livro conta a história do jovem Paul Atreides, herdeiro do Duque Leto Atreides e da respectiva Casa Atreides, na ocasião da transferência de sua família para o planeta Arrakis, a única fonte no universo da especiaria denominada « Épice » ou « Mélange »

A "Épice" constitui um poderoso estimulante cerebral e permite à certos humanos multiplicar suas capacidades fisicas. Ela também prolonga consideravelmente a esperança de vida e potencializa a imunidade.

A origem da "Épice" é um mistério e a quantidade existente é pequena e é impossivel sintetiza-la. Tudo isso faz com que seja valiosissima.

Esta especiaria se encontra somente no planate Arrakis, um planeta de areia onde vivem os "Fremens". A agua é rara e preciosa e constitui uma moeda de troca e inumeros dispositivos permitem economizar ou recupera-la.

 

Esta historia inspirou então o nome da Fundação Verakis, numa época onde muitos fatores envolvem, complicam e ameaçam a alimentação do futuro...

 

A Fundação Verakis trabalha para que seres humanos trabalhem e ofereçam um ambiente alimentar são, coerente e honesto à humanidade.

 

 

 

 

O que quer dizer Verakis?

Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Publié dans #Verakis

Repost 0