Publié le 8 Août 2014

Nos dias 17 e 31 de agosto "estreiamos" mais um Curso- Verakis :

 

Banda Larga e Prato Fino:

 

Estratégias para a popularização da alimentação e da nutrição pela WEB.

 

« Como veicular as ciências dos alimentos, da alimentação e da nutrição pelos meios digitais. »

 

 

Foram 17 horas de muito aprendizado, MUITO MESMO, como a maioria dos cursos Verakis, este foi bem intenso.

 

Iniciamos com uma parte reflexiva e alguns questionamentos sobre o papel das informações sobre alimentação e nutrição na internet e nas midias socias, os riscos e cuidados que devemos ter, com a Profa. Dra. Juliana T. Grazini dos Santos, doutora em Informação e Comunicação pela Universidade de Paris 7 e que trabalha ha mais de 15 anos com a tematica da informação, comunicação, jornalismo, marketing, ciencias socias e humanas relacionadas a alimentação, e nutrição humanas.

20130831_232434.jpg

Em seguida tivemos o prazer de estar com a Editora do Portal Sentir Bem (www.sentirbem.uol.com.br) a Priscila De F. De Arruda Camargo que compartilhou sua experiência e seu trabalho como editora deste portal.

20130817 161934

Neste mesmo dia ainda passamos, como sempre um agradabilissimo momento com a Profa. Marina Pechlivanis, Diretora da "Umbigo do Mundo" que partilhou sua experiência com o "Giraffas" e por meio da qual conseguiu que os clientes desta "rede" consumissem arroz e feijão nas Praças de Alimentação em vez de "harmburguers".

2013-08-17 13.53.35

 

No final do primeiro dia começamos a discutir sobre a importância das imagens quando se quer informar e/ou comunicar algo, com o Fernando Carvall, Ilustrador da Folha de São Paulo, professor do curso de designe ( e outros) do Senac e outras instituição e diretor do Estudio saci, onde aconteceu este curso.

2013-08-17 16.16.35

 

No segundo sabado terminamos nossas atividades sobre a parte visual de blogs, sites e outros e tivemos uma aula de redação "web" com a jornalista web Fernanda Pompeu que foi uma delicia. (https://br.noticias.yahoo.com/blogs/mente-aberta/ - um dos seus blogs)

20130831 160526

 

E por ultimo a Prof. Renato Mader (expert em comunicação digital), nos deu uma aula maravilhosa sobre ferramentas web e, sobretudo, como adequar conteudo adequado para cada tipo de publico.

20130831 220915

 

 

Durante os 2 dias fomos acompanhados pelo Douglas Deri que além de nos "ciceroniar" nos deu um belo exemplo de "leigo" e com o qual pudemos vivenciar muitas duvidas e muito do que o leigo passa com as nossas informações técnicas "jogadas por ai".

 

20130831 233142

 

A proxima edição acontece dias 25 e 26 de outubro em São Paulo, com mais novidade!

 

Depois da edição em São Paulo seguimos para a terceira em Portugal, em janeiro de 2015 em parceria com a APCN (Associação Portuguesa de Comunicação em Nutrição).

 

Para a turma de São Paulo as vagas estão acabando, entre em contato pelo verakis@hotmail.fr  e garanta e sua!

 


Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Repost 0

Publié le 8 Août 2014

Julho, Agosto e início de setembro de 2013 foi temporada de Brasil.

 

Entre os dias 13 e 16 de agosto, participei do 12º Congresso Nacional da SBAN, durante o qual estiveram representados 22 Estados brasileiros e outros 12 países. Fui como convidada internacional e participei do

SIMPÓSIO  COMUNICAÇÃO EM NUTRIÇÃO  junto com a editora da Revista Saúde, a jornalista Lucia Helena de Oliveira que falou tudo o que eu costumo dizer  e tudo o que venha estudando há mais de 15 anos, mas de maneira bem prática, e com a Editora do portal www.sentirbem.uol.com.br, a Priscilla De. F. De Arruda Camargo que  contou sua experiência, e a construção do portal. Trabalhos serissimos e que eu fiquei orgulhosa de conhecer.

 

Eu ministrei a palestra Comunicação adequada em nutrição, por meio da qual mencionei a importância da boa comunicação e informação (poque é bem diferente informar de comunicar), o problema da “cacofonia da alimentação” e consciência que os profissionais das área da saúde e pesquisa devem  ter. Acabei alertando que “guidelines” devem ser usados somente quando possivel, mas que temos que apostar nos projetos individualizados, em conhecer melhor nosso publico e a base de conhecimento existente.

 

No final fizeram uma pergunta que não me deixou indiferente: "existe alguma legislação para evitar que informações inadequadas sejam veiculadas?". Não!!! Chega de legislação, nos paises onde existem mais leis as coisas não funcionam porque não existe um trabalho de conscientização e responsabilização dos cidadões, dos profissionais dos experts...Vamos nos concientizar, vamos nos embasar, vamos fazer o que sabemos e trabalhar com quem sabe mais do que a gente em areas diversas...Mas lei, não; lei em demasia so incita a corrupção...

Aproveito para parabenizar a presidente do congresso a Pnrofa. Dra. Mara Regina Fisberg e toda a equipe pela iniciativa: inserir conteúdo de comunicação a programação e oferecer aos profissionais técnicos a oportunidade de refletir sobre questões humanas e socias e não somente técnico-científicas.

 

 

http://www.sban.org.br/congresso2013/convidados.php

 

 


Presentation2.jpg
Juliana T. Grazini dos Santos - Brasil

Profa. Dra. Juliana T. Grazini dos Santos - nutricionista, mestre pela UNIFESP, doutora em Informação e Comunicação/ Popularização Cientifica/ Jornalismo Cientifico pelo Universidade Paris 7 (Denis Diderot), Presidente da Associação Francesa Verakis, que trabalha com mediação e popularização das ciências dos alimentos, alimentação e nutrição; coordenadora convidada das Universidades do Porto, de Paris e da Espanha; consultora de jornais, revistas e canias de televisão na Europa.

 

 

Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Repost 0