Publié le 28 Avril 2012

No dia 25 de janeiro de 2012 a Profa. Fernanda Baeza Scagliusi ministrou a palestra :

 

"Abordagens nutricionais humanísticas e não prescritivas para a obesidade e as doenças crónicas não transmissíveis" 

 

no anfiteatro da FCNAUP.

 

A palestra suscitou muito interesse, e a Verakis agradece a confiança e o profissionalismo da Profa. Scagliusi.

 

 

IMG-20120125-00070.jpg

Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Publié dans #Professores na Europa

Repost 0

Publié le 28 Avril 2012

Curso de Aprimoramento

"QUALIDADE E INOCUIDADE DE ALIMENTOS & TECONOLGIAS AGROALIMENTARES"

 

 

 

Local: E.T.S. Ing. Agrónomos - Universidade Politécnica de Madrid, Espanha.

 

Período: 15 a 26 de abril de 2013.

 

Objetivo: se atualizar e/ou adquirir novos conhecimentos sobre a gestão da qualidade, segurança e tecnologia de alimentos utilizados na Europa, e tudo o que se relacione ao alimento desde o cultivo, até a produção e distribuição de alimentos e ou preparações alimentares..

 

Público: Engenheiros de Alimentos, Químicos, Engenheiros Agrônomos, Médicos Veterinários, Zootecnistas, Farmacêuticos, Nutricionistas, Auditores técnicos, e áreas relacionadas às áreas agroa-alimentares ou qualquer pessoa com prática nestas áreas de interesse.

 

Pré-requisito: Conhecimentos básicos em gestão de qualidade e segurança de alimentos.

 

Conteúdo:

*Principios basicos de los processos da Gestão de Tecnologia, Qualidade e Segurança de Alimentos: Conceitos Gerais, Organização e Legislação;

* Sistema de segurança APPCC (Hazard Analysis and Critical Control Points);

* Pré-requesitos do APPCC e o Sistema PAS 220;

* Funcionalidade e aplicabilidade do Sistema GLOBAL FOS SSTANDARS (BRC) Funcionalidade e aplicabilidade do Sistema IFS (International Food Standard);

*Diretrizes para Auditorias (ISO 9001, ISO 22000, IFS/BRC )en industria agro-alimentar

* Global GAP. Produção Integrada. Denominações de Qualidade

* Dispositivos de segurança alimentar no campo (agricultura e pecuária )

* Bioteconologia em benefício dos produtos agroalimentares;

* Tendências em tecnologia para a conservação de alimentos e ferramentas de gestão de embalagens;

 * Nanotecnologia em tecnologia de alimentos;

* Tecnologias agro-sustentáveis;

* Sustentabilidade na cadeia de valor alimentar

* Alimentos transgênicos e Segurança de alilmentos;.

*Conceitos basicos de nutrição;

*Alimentos funcionais;

*Alergenos alimentares;

* Nutrigenômica;

*Informação ao consumidor.

 

 Visita técnica: Sim (de 4 a 5).

 

Carga horária: 64 horas repartidas entre horas letivas, visitas técnicas e estudos.

 

Idioma: Espanhol e Português

 

Investimento:1200 euros

 

Como se inscrever: Acesse o site www.verakis;com, clique em INSCRIÇÃO e preencha o formulário. Assim que recebermos sua ficha de inscrição entraremos em contato.

 

Certificação: Fornecida pela Universidade Politécnica de Madrid.

 

Número de vagas: Mínimo 10, máximo 20.

 

Horário das aulas: Segunda a sexta-feira.

Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Publié dans #Curso Qualidade - Inocuidade e Tecnologia de Alimen

Repost 0

Publié le 28 Avril 2012

CIMG5291.JPG

CIMG0862.JPG

CIMG0829.JPG

CIMG0790.JPG

CIMG0763.JPG

100_2352.JPG

 

Ontem encerramos mais um Curso de Atualização em Qualidade e Inocuidade de Alimentos, junto a Universidade Politécnica de Madrid, especificamente a Escola Técnica Superior de Engenheiros Agrônomos.

 

O curso foi baseado em visitas em unidades de serviço de alimentação, industria de alimentos, mercado de abastecimento, supermercados, etc.

 

Nossas alunas Patricia Petermann e Lorene Ismael puderam contar com o apoio de Citnhia Barbosa, quimica e nossa ex-aluna e tenho a certeza de que aprenderam muitissimo com o Prof. José Luis Lopez Garcia e o Prof. Alberto Berga, da Universidade Politécnica de Madri e da Global Food, respectivamente.

 

Elas puderam perceber que aqui na Europa, existem normas gerais, e que em seguida, cada pais e cada empresa se adapta, se ajusta e desenvolve seu proprio sistema de qualidade. Mas eu as deixarei comentar e dividir a experiência diretamente.

Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Publié dans #Curso Qualidade - Inocuidade e Tecnologia de Alimen

Repost 0

Publié le 10 Avril 2012

Nos dias  24 e 25 de março de 2012 a Verakis, por meio do Prof. Rafael Marañon (Espanha) e da Profa. Mariana S.C. Rosa (Brasil/Espanha), ministrou o

 

Curso Marketing e alimentação saudavel. Tensões entre mercado, ciência e sociedade.


O curso teve duração de 16 horas e contou com a participação de mais de 25 profissionias de areas distintas mas relacionadas a nutrição e alimentação: nutricionistas, jornalistas, publicitarios e profissionais da area de marketing.

 

Estes profissionais vieram de todo pais e para a Verakis foi uma experiência maravilhosa, memoravel e enriquecedora.

 

Aguardamos os comentarios dos participantes e agradecemos o empenho de todos.Verakis---Rafael-Maranon---2012.jpg

Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Publié dans #Marketing de Alimentos

Repost 0

Publié le 10 Avril 2012

A Verakis é uma fundação que tem como objetivo aumentar o fluxo e melhorar a qualidade das informações oriundas da ciência da nutrição, além de direcioná-las adequadamente.

 

Nosso desejo é fazer com o que o fluxo de informações e conhecimentos adquiridos por meio da ciência ou da pratica profissional possam ser partilhados pelo maior número possível de profissionais e que o grande público seja mais bem beneficiado.

 

Neste contexto facilitamos a realização de projetos pedagógicos e científicos sejam eles profissionais, pessoais ou institucionais, nas áreas de nutrição, alimentação, comunicação e/ou áreas relacionadas, assim como servir de plataforma para intercâmbios universitários, todos no âmbito internacional além de promover a popularização da ciência da nutrição, e assim contribuir para a melhoria da informação destinada ao publico leigo, e também aos diferentes profissionais das diversas áreas de nutrição, alimentação, comunicação e áreas relacionadas  (podendo assim, mesmo que indiretamente, participar da promoção da saúde).

 

Somos uma equipe de profissionais, especialistas na área de nutrição, a maior parte formada no exterior ou com experiência no âmbito internacional, sensível a qualidade dos profissionais atuantes no mercado brasileiro e europeu, assim como a qualidade da informação veiculada nos meios acadêmicos e profissionais ou dirigidas ao grande público.

 

 Nossos três eixos de ação são : 

1.Consultoria e assessoria para estudar na exterior.

Nosso projeto de consultoria e assessoria para estudo e formação no exterior abrange desde a orientação vocacional-profissional nas áreas de nutrição, alimentação, alimentos e áreas relacionadas, tais como sociologia, psicologia, gastronomia, comunicaçéao, etc., até o acompanhamento da formação e conclusão do curso e a validação do mesmo no país de origem do candidato.

Nossa missão é orientar profissionais de nível superior para que façam cursos que sejam reconhecidos, de boa qualidade e que agreguem maior valor ao curriculum vitae.

Nós também orientamos profissionais que queiram ingressar no mercado de trabalho internacional.

Nas áreas científicas e educacionais, nós atuamos desde a criação e concepção de projetos até a procura de parceiros, assinatura de contratos de parceria, acompanhamento e avaliação das mesmas.

Dentro do nosso conceito de trabalho, cada empreendimento é único e pessoal. Sendo assim, cada candidato terá seu projeto constituído por ele mesmo e nossa equipe por meio de entrevistas e reuniões.


2.Planejamento, Organização e viabilização de cursos, palestras e visitas técnicas no exterior.

A Verakis propõe     formação, qualificação e atualização de profissionais e alunos nas áreas de nutrição, alimentação, comunicação e áreas conexas.

         Nossos cursos são propostos e criados por uma equipe internacional. Nossa equipe de formadores também é formado por profissionais ou instituições de renome no âmbito internacional.

         Nossa proposta é permitir que os profissionais interessados possam ter acesso à competência de profissionais estrangeiros e que estes possam disseminar seus conhecimentos para um público internacional.

         Em paralelo todas as experiências adquiridas e trocados por meio das formações propostas fazem objeto da construção de mais conhecimento à ser utilizado em em benefício do grande público.

         Todas as nossas formações visam a capacitação e a qualificação de profissionais dentro de padrões de aprendizado de otima qualidade. As instituições parceiras, os cursos , a metodologia utilizada, os professores selecionados, a carga horário, entre outors, exigem do aluno inscrito dedicação e empenho, a fim de honrar o renome dos organizadores e proporcionar ao mercado de trabalho profissionais “realmente” capacitados.

 

3.Popularização da ciência da nutrição.

Nossos projetos visam promover a popularização da ciência da nutrição, e assim contribuir para a melhoria da informação destinada ao público leigo, e também aos diferentes profissionais das diversas áreas de nutrição, alimentação, comunicação e áreas relacionadas ( podendo assim, mesmo que indiretamente, participar da promoção da saúde ).

Nós trabalhamos com profissionais de diversas areas a fim de formá-los para a divulgação de informações sobre a alimentação e nutrição, dirigidas à publicos específicos, pelos diversos meios de comunicação.

Os meios utlizados para desenvolver a Popularização da Ciência da Nutrição o teatro de prevenção e promoção em saúde, materias jornalísticos, assessoria e consultoria técnica para jornalistas e comunicadores, projetos de prevenção em saúde, entre outros.

 

www.verakis.com

Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Publié dans #Verakis

Repost 0

Publié le 10 Avril 2012

capa_nutrir_01.jpg

A Verakis é uma associação francesa, presidida e dirigida por uma nutricionista brasileira, que por motivos extritamente pessoais se instalou na França em 1997.

Esta nutricionista, então especialista em nutrição materno infantil e mestre em ciências aplicadas a ciência da nutrição migrou (imigrou e emigrou) pra França com a ingênuidade dos seus 27 anos de idade e o desconhecimento da sociedade francesa, da cultura francesa e, sobretudo das profissões na França.

Uma vez instalada neste pais, e se dando conta de que as coisas não seriam tão simples,  que nutricionista não é nutricionista, que validar um diploma nesta area seria quase impossivel e que a França é uma das( se nao A) precursora do jornalismo cientifico e das pesquisas nesta area, ela decidiu fazer seu doutorado.

Doutorado este, que por meio do qual ela poderia fazer um "link" entre ciência e comunicação, ciência e jornalismo; conhecer o "outro lado". Uma das criticas que ela fazia na sua propria tese de mestrado (sobre a puclicidade de alimentos) é que os profissionais se fecham nos seus "mundinhos" e atuam sem ter noção da realidade onde vivem os "pacientes"/ "consumidores"/"publico leigo", e que era necessario conhecer esta realidade se quisessemos atuar de maneira coerente, conivente e realista.

Este doutorado demorou muito mais tempo do que o previsto (por causa da dificuldade da lingua e o não conhecimento do significado de uma tese em ciências sociais - quando ja tinham 300 paginas escrita o orientador disse que o assunto so tinha sido descrito que a tese ainda nem tinha começado...) e a tese foi defendida no dia 22 de setembro de 2008 "La science de la nutrition diffusée au grand public en France et au Brésil - Le cas de l’alimentation maternelle infantile" Banca:  Mme France Bellisle, Directeur de recherche INRA, CNRH Ile de France (Bobigny)/Mme. Maria Daniel B. Vaz F. de Almeida, Professeur à l’Université de Porto/ Mme. Dolores Izabel Martins de Barros, Professeur invité de L’Université Tulane à  New Orléans, USA, chercheur collaborateur de l’Université de Rome "La Sapienza"/M. Jean-Max Noyer, Maître de Conférence en Information et Communication à l’Université Paris Diderot/M. Baudouin Jurdant, Professeur à l’Université Paris Diderot (atualmente professor emérito).

No meio deste percurso, esta então doutoranda foi contatada por alguns profissionais que gostariam de estudar na Europa e/ou atuar em novas areas; ela descubriu que embora o processo seja arduo, a experipência internacional é deveras enriquecedora; ela identificou que na Europa a ciência da nutrição era abordada de maneira diferente e que seria otimo mostrar esta visão para outros profissionais; ela estudou a necessidade de popularizar a ciência da nutrição e trabalhar pela governância ente ciência, sociedade (governo) e mercado; ela observou a inexistência de dialogo entre profissionais de areas diferentes mas interligadas pela nutrição e alimentação; ela continou indignada com as informações que circulam pela midia, entre profissionais mal informados ( alguém ja viu a quantidade de blogs???) e pelo publico leigo; ela ficou assustada com a parcialidade dos profissionais e...decidiu criar esta associação para melhorar a qualidade das informações sobre alimentação e nutrição veiculada, aumentar o fluxo destas informações de qualidade, proporcionar a experiência internacional de profisssionais das areas de alimentos, alimentação, nutrição, ciências,sociais e ciências do comportamento, criar cursos diferentes, inovadores nestas areas e que permitam o dialogo entre profissionais de areas diferentes e em instituições legitimas e renomadas...

A Verakis é presidida por esta doutora e conta com o apoio e profissionalismo de uma mestre em marketing de alimentos, orientada por ela.

A Verakis também conta com o apio e assessoria de profissinais brasileiros instalados na Europa e de profissionais europeus de renome...

E por estas e outras que os acentos graficos as vezes não constam (por causa do teclado) e que a sintaxe é esquisita (ja nao sei se escrevo português do Brasil, francês ou portguês de Portugal).

Juliana T. Grazini dos Santos - Presidente da Verakis

Voir les commentaires

Rédigé par Verakis

Publié dans #Verakis

Repost 0