Blog Verakis

Seja bem-vindo! Este blog tem como objetivo apresentar os cursos e eventos internacionais da Verakis e permitir que ex e futuros alunos comuniquem-se entre si. A Verakis é uma Fundação Francesa que trabalha com desenvolvimento profissional e promove a divulgação e o debate de informações nas áreas de alimentos, alimentação e nutrição.

Supermercado de luxo - La Grande Epicerie de Paris

O luxo, pode ser definido de várias maneiras. Preferimos: “bem ou atividade que não é considerado necessário, mas gera conforto e prazer”. Também gostamos da afirmação de alguns especialistas em “luxo” com quem tivemos a oportuinidade de conversar: “luxo não é comprar coisas caras, é um estilo de vida é um conjunto de ações, um modo de viver”.

No Jornal do Luxo, a definição é a seguinte:  « ... luxo é um sonho, um sonho composto por vários elementos : o ambiente, os materiais, a arquitetura, os produtos, a atitude, a elegância da pessoas...” https://journalduluxe.fr/definition-luxe/

No setor do luxo, além da venda, é muito importante levar em consideração o desejo, o prazer, a identificação, a imagem, a serenidade e a elegância.

Sempre a elegância!

O luxo compreende também os alimentos e alimentação. Sim, existe um setor de luxo dos alimentos.

Em Paris uma das referências da alimentação de luxo é a Grande Épicerie de Paris (http://www.lagrandeepicerie.com ) , um supermercado de luxo que fica no sul da cidade e que é realmente peculiar e oferece muito mais do que alimentos caros. (Em breve eles abrirão uma filial)

Da arquitetura até o modo como se trata os clientes, tudo é concebido para inserir o alimento e a alimentação no contexto do luxo.

O que mais me impressiona, além da escolha dos produtos e da apresentação dos mesmos, é o fato dos clientes terem a possibilidade de manter suas peças de carne nas câmaras de maturação e virem buscar quando estiver no ponto que lhes agrade; as câmaras de maturação dos queijos também servem para que o cliente retire seu produto no ponto de maturação que desejar, que mais lhe apetecer; o muro das águas é lindo;  são oferecidos somente os peixes pescados no dia. E o cortado de salmão? Como os cortadores de “jamon” na Espanha, os cortadores de salmão devem ter uma carreira profissional impecável para cortar o salmão de acordo com o perfil dos clientes e as características do alimento. O salmão que se vende neste supermercado tem que estar conforme as exigências de qualidade que englobam sobretudo o modo como o salmão foi criado (de preferência livre) e como foi pescado.

Descobrir este supermercado é um deleite!

Se você quiser conhecer este supermercado com uma visita guiada pela responsável de qualidade e pela responsável de clientela, aproveite Visita Técnica Nutrição e Gastronomia na França ou o Verakis Gourmet, dos quais faz parte uma manhã para conhecer o mercado de luxo de alimentos na Grande Épicerie de Paris.

 

Informações e Inscrições: verakisbr@verakis.com

 

 

 

 

Foto: Tirada durante a VT - Verakis.

Foto: Tirada durante a VT - Verakis.

Compartir este post
Repost0
Para estar informado de los últimos artículos, suscríbase:
Comentar este post