O Curso de Especialização em Marketing de Alimentos foi idealizado pela Profa. Dra. Juliana T. Grazini dos Santos que, em 1997, finalizando sua tese de mestrado com a tese "Analogia entre propagandas de alimentos e hábitos alimentares de adolescentes” concluiu que havia uma distância enorme entre o setor agroalimentar que provê os alimentos às populações e os profissionais especialistas em alimentos, alimentação e nutrição que de uma certa maneira admnistram todos os problemas oriundos da alimentação inadequada, alimentos de má qualidade, etc. 

Com esta distância muitos mitos e preconceitos  criados  e perpetuados atrapalham o trabalho de ambos os setores e coloca em risco, como sempre, o consumidor ou paciente.

Profissionais de marketing, chefes de produtos, diretores de marketing e as próprias empresas precisam de profissionais técnicos para melhorar a qualidade de produtos e serviços. Estes mesmos profissionais e setor de mercado precisam entender melhor de produtos e serviços relacionados à alimentação.

Por outro lado profissionais técnicos das áreas de alimentos, alimentação e nutrição precisam entender do setor de marketing de alimentos, mercado, consumo, economia, etc., para serem críveis, respeitados e terem acesso aos cargos com maior poder de decisão.

Profissionais de marketing precisam ter maior sensibilidade e percepção de fatores que determinam um bom alimento em todos os pontos de vista: técnológico, sanitário, nutricional, cultural, etc., para não se lançarem no desenvolvimento de produtos e estratégias baseadas em “modismos”, inclusive científicos. Dessa maneira não propagariam por meio de seu trabalho alimentos e conceitos de alimentação estapafúrdios que mesmo efemêros atingem de maneira negativa a saúde de populações.

“Precisamos comunicar entre e com todos os setores da área de alimentos de maneira audível, perceptível e crível se queremos agir efetivamente para melhorar a qualidade dos alimentos e a saúde de populações. As ações de mercado, pesquisa e assistência devem ser coordenadas. Pesquisa, ensino, governo e setor privado devem caminhar juntos como se vem fazendo na U.E. ” Diz a Profa. Juliana T. Grazini.

O mercado precisa de profissionais qualificados, os consumidores precisam de bons produtos e serviços, as empresas precisam de bons profissionais, bons profissionais precisam de bons empregos...

 

Saiba mais sobre o Curso de especialização em Marketing de Alimentos com Profa. Dra. Juliana T. Grazini dos Santos,  formada em nutrição, mestre em pediatria, doutora em Informação e comunicaão, consultora na área de alimentos, presidente da Fundação Verakis desde 2007.

 

Se você é um deles entre em contato conosco: info@marketingalimentar.com ou verakis@verakis.com

 

Regresar al inicio