Estratégia de Marketing, Marketing Mix, Valores de uma empresa, Qualidade de produtos, Valores de marca, Valor agregado, Qualidade, Consumo, Sociedade, Política, Macroeconomia, Balança de alimentos, Educação, Capacitação, Treinamento, Adaptação, Atenção...Hábitos Alimentares, Despesas com alimentação, Ingestão de Alimentos, estado Nutricional, Saúde Publica.

O que isso tudo tem tem a ver ? Tudo!!!

Não podemos desvincular educação, saúde pública, hábitos alimentares e consumo, de um produto, da sua qualidade, do seu valor agregado, do seu posicionamento, do seu preço, do seu valor, das estratégias de marketing definidas, do tipo de comunicação...

Querer separar e segmentar mercado de saúde é quase que uma ideologia vã.

Se o consumidor/povo é educado, nenhuma empresa se permitiria justificar a presença de pêlos de rato no seu produto em função da qualidade da matéria prima!

Se os setores da saúde e do "mercado" conseguissem comunicar entre si, por meio de uma mediação dos gestores públicos, se houvessem interesses comum, se houvesse interesse comum por um consumidor saudável e que fizesse questão de alimentos com qualidade, o cenário brasileiro de produtos alimentícios fabricados, distribuídos e consumidos seria diferente, poderia ser parecido com o Europeu.

Não sei nem como definir a explicação da Cargill sobre a presença de pêlos de rato no seu extrato de tomate Elefante, quando diz que foi um problema com a matéria prima. Em compensação no seu site, afirma que a característica do mesmo extrato de tomate é a qualidade. http://http://extra.globo.com/noticias/economia/anvisa-proibe-venda-de-lote-de-extrato-de-tomate-elefante-com-pelo-de-roedor-19394877.html

Existe algo incoerente por aqui! Qualidade de alimento não é assegurar que todos os seus aspectos organolépticos/sensoriais, sanitários e etc. atendam ao mínimo exigido do ponto de vista legislativo, sanitário e do consumidor?

Ora! Quem entrega o produto final não deve controlar a matéria prima?

Quem considera um produto apto para venda e consumo não é responsável pela cadeia de produção do campo à prateleira ?

Pasteurização para eliminar pêlos de rato??? Isso não faz parte da higienização da matéria prima???

E agora? Como é que fica a imagem do nosso querido Jotalhão que foi traído? Colocaram pêlos de rato no seu molho!

Tudo isso pra dizer o que? Que se faz necessário o investimento em educação, em comprometimento e responsabilização do empresariado e governantes brasileiros, em sensibilização e capacitação de profissionais técnicos, para que haja um dia uma governança e um entendimento entre indústria, governo e pesquisa para que o consumidor final possa ter acesso aos alimentos de qualidade e ter saúde.

Convido aos que querem viver experiências que deram e continuam dando certo, aprender com profundidade e voltar para fazer a diferença no Brasil, aos cursos: "Especialização em Marketing de Alimentos em Portugal (julho - 2016) e "Inovação e Gestão da Qualidade de Alimentos (Madrid/Sevilla - 2017).

Informações e Inscrições - verakis@hotmail.fr

Profa. Dra. Juliana T. Grazini dos Santos* - Presidente - Verakis (Fundação Francesa que trabalha pela humanização do conhecimento, e governança entre governo, pesquisa e indústria).

O que o Jotalhão tem a ver com isso?
O que o Jotalhão tem a ver com isso?
Regresar al inicio