A rue des Martyres em Paris é, dentre outras, uma rua para os que gosta de frequentar "lojinhas" e confeitarias que se situam entre o "gourmet" ,o "branché" (in) e o cotidiano parisiense.

Esta rua é animada e como acaba no bairro de Pigalle, existe uma mistura entre os frequentadores noturnos (dos cabarets e salas de espetaculo) e os habitantes do bairro durante o dia (minimercados, padarias, confeitarias, restaurantes, floriculturas, açougues, mercearias, lojas de frutas...).

O nome da rua justifica-se pelo fato de Saint Denis, primeiro bispo de Paris, mártir, durante o Império Romano, ter passado por esta rua com a cabeça entre as mãoes, antes de cair morto na cidade de Saint Denis onde foi contruída a Basílica de Saint Denis (entre os anos 450 e 459).*

Nesta mesma rua moraram: Maurice Ravel entre 1875 e 1880.

Esta rua e outras tantas curiosidades fazem parte do Tour Gourmet e Gourmand da Verakis, De 12 a 17 de dezembro de 2016 na cidade de luz, com muitas oficinas, visitas, encontros, degustações...

Informações e Inscrições: verakis@hotmail.fr.

 

*Saint-Denis. Dans l’éternité des rois et des reines de France. Ouvrage collectif (60 auteurs) sous la direction de Mgr Pascal Delannoy, coll. « La grâce d’une cathédrale », La Nuée Bleue/Place des Victoires, 2015.

Tour "Gourmet" e "Gourmand": rue des Martyres.
Regresar al inicio